Juliana Maia

Exercícios para mobilidade

Treinar mobilidade é importante para melhorar a amplitude de movimento das articulações, flexibilidade muscular e controle corporal. Isso proporciona uma série de benefícios, incluindo prevenção de lesões, melhor desempenho físico, maior liberdade de movimento e melhor qualidade de vida.

Aqui estão cinco exercícios para treinar mobilidade:

  1. Agachamento profundo: Ajuda a melhorar a mobilidade dos quadris, joelhos e tornozelos. Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros, agache-se o mais baixo possível, mantendo os calcanhares no chão. Mantenha a coluna ereta e os joelhos alinhados com os pés.
  2. Rotação do tronco: Melhora a mobilidade da coluna vertebral e promove flexibilidade no tronco. Deite-se de lado, dobre os joelhos e mantenha os pés juntos. Estenda os braços na linha dos ombros e gire o tronco para um lado, mantendo os quadris fixos. Retorne à posição inicial e repita do outro lado.
  3. Estiramento de isquiotibiais: Ajuda a alongar os músculos isquiotibiais, localizados na parte posterior das coxas. Sente-se no chão com uma perna estendida à frente e a outra flexionada. Incline-se para a perna estendida, mantendo as costas retas, até sentir um alongamento na parte de trás da coxa. Mantenha por 20-30 segundos e repita do outro lado.
  4. Mobilidade do ombro com haste: Segure uma haste com as mãos mais afastadas que a largura dos ombros. Levante a haste à frente do corpo até a altura dos ombros e, em seguida, leve-a acima da cabeça, estendendo os braços. Retorne à posição inicial e repita por várias repetições para melhorar a mobilidade dos ombros.
  5. Abdução de quadril: Melhora a mobilidade dos quadris. Em pé, coloque uma perna sobre uma superfície elevada, como um banco. Incline o tronco ligeiramente para a frente e para o lado da perna de apoio, sentindo o alongamento na parte externa do quadril. Mantenha por 20-30 segundos e repita com a outra perna.

Lembre-se de realizar esses exercícios de forma adequada e adaptá-los às suas necessidades e capacidades individuais. Se você tiver alguma preocupação de saúde, consulte um profissional qualificado, como um fisioterapeuta, para obter orientação personalizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *